sexta-feira, 25 de maio de 2007

A pesca artesanal




A pesca artesanal é caracterizada por uma atividade realizada visando tanto às capturas com o objetivo comercial quanto à obtenção de alimento para as famílias dos participantes. Em alguns casos pode ser utilizada como alternativa sazonal para trabalhadores que se dedicam durante parte do ano à agricultura, ou como uma atividade complementar.

No litoral maranhense a pesca em sua maioria é artesanal. A exploração é feita por métodos e aparelhos de pesca rudimentares e com pouco poder de captura. Mesmo assim, já é possível registrar declínio populacional de importantes recursos pesqueiros. Estas informações são importantes para reforçar a necessidade de conhecer melhor e dispensar mais atenção às particularidades da pesca do Estado, já que muitas vezes essas características são esquecidas quando a pesca artesanal é tratada como uma unidade homogênea.

Nas pescas artesanais realizadas na Baía de São José destacam-se várias espécies de importância econômica. A espécie Genyatremus luteus, vulgarmente conhecida como peixe-pedra, sobressai-se devido a sua grande abundância e apreciação pela população da cidade de São José de Ribamar, onde ocupa as primeiras posições dos pescados mais consumidos.

Nenhum comentário: